Adequação de pontes rolantes a NR 12 – Quais principais componentes devem ser instalados?

Adequação de pontes rolantes a NR 12 – Quais principais componentes devem ser instalados?

Muitas organizações ainda possuem pontes rolantes e talhas utilizadas nos processos de movimentação em desacordo as obrigações preconizadas na norma NR 12. Verificamos algumas adequações pontuais quanto ao uso de chave de fim de curso e limitador de carga, porém existem compotentes complementares que devem ser instalados no equipamento para garantir o atendimento normativo completo […]

Categorias: Sem categoria
Rigging Brasil Rigging Brasil

Muitas organizações ainda possuem pontes rolantes e talhas utilizadas nos processos de movimentação em desacordo as obrigações preconizadas na norma NR 12. Verificamos algumas adequações pontuais quanto ao uso de chave de fim de curso e limitador de carga, porém existem compotentes complementares que devem ser instalados no equipamento para garantir o atendimento normativo completo e aos sistemas de segurança dos equipamentos, bem como sobre arranjo físico e instalações.

 

Com relação aos sistemas de segurança, podemos destacar os seguintes recursos que as pontes rolantes devem possuir para oferecer maior segurança operacional:

 

RecursoFunção
Sensor AnticolisãoDispositivo eletrônico utilizado para evitar o choque entre dois ou mais equipamentos que estejam no mesmo caminho de rolamento. Pode ser programado para cortar velocidade rápida de uma ponte rolante ou até mesmo o movimento da mesma.
Chave Fim de CursoRecurso que pode ser aplicado na translação da ponte rolante, na translação do trolley ou na elevação. Com este equipamento, são evitadas as batidas nos finais de percurso do equipamento.
Limitador de CargaA função do limitador de carga é evitar que o equipamento seja operado com carga acima do que foi projetado, preservando a integridade estrutural do equipamento.
Relé Supervisão falta e inversão de fasesEquipamento que realiza o monitoramento das fases de alimentação do motor, garantindo que esteja sempre alimentada pelas três fases, de forma a evitar a perda de torque e impossibilidade de acionamento de algum recurso. O Relé deve ser específico com três princípios básicos de funcionamento, redundância, diversidade e autoteste, ou seja, ele não só protege o equipamento garantindo a redundância como testa periodicamente os componentes elétricos em stand-by para garantir sua integridade e funcionalidade para quando forem acionados.
Chave com Bloqueio LotoRecursos aplicado ao painel elétrico do equipamento, com o objetivo de conscientizar trabalhadores com respeito ao bloqueio do equipamento, normalmente aplicado durante tarefas como manutenção, interdição, setup e limpeza operativa.
Sistema de supervisão de contactor coladoRecurso de segurança para ser acionado se houver colamento de qualquer contator, que pode ser ocasionado por sobrecarga ou curto-circuito, oferecendo ao operador a possibilidade de acionar o botão de emergência do equipamento.
Sirene ou Audio VisualRecurso auxilia na informação da operação do equipamento realizado pelo operador para pessoas próximas, no momento em que o equipamento inicia o movimento e está sendo deslocado.
Transformador de tensão para botoeiraRecurso acoplado ao quadro de comando,  realizando o

rebaixamento de tensão na botoeira para para 24 volts

 

Barramento BlindadoMecanismo de distribuição de energia da ponte. Este sistema é feito com barras condutoras elétricas, separadas por isolantes e protegidas por diversos materiais, o que as torna “blindadas”

Esses recursos devem ser instalados por profissionais capacitados e os modelos adotados compatíveis com os modelos e especificações técnicas de cada equipamento.

 

Pensando em segurança e investimento, as instalações desses componentes não chegam a 5% do valor do equipamento, fazendo com que essa adequação seja viável financeiramente.

 

Os ganhos operacionais são justificáveis, uma vez que um possível acidente causado pela falta de um desses recursos, pode causar em prejuízos de grande magnitude, como paralização do equipamento, fatalidades, embargos, multas, dentre outros.

 

Sabemos que as atividades de movimentação de carga é um dos processos mais críticos dentro das organizações, motivo pelo qual deve-se realizar adequada prevenção de acidentes.

 

Ponte rolante é um dos equipamentos mais utilizados para movimentação de cargas dentro das grandes indústrias e infelizmente ainda é comercializada com a opção com ou sem os itens estabelecidos na norma NR 12

 

Assim, essas recomendações de segurança fazem com que a organização tenha maior prevenção e elimine os riscos potenciais de acidente envolvendo processos de movimentação de carga.

 

Solicite uma visita técnica dos profissionais da Rigging Brasil para avaliar as condições do seu equipamento.