NBR17020 Honestidade no mundo corporativo

NBR17020 Honestidade no mundo corporativo

NBR17020 você conhece ou já ouviu falar sobre (ABNT NBR ISOIEC 170202012)?   Você sabia que existe uma norma feita especialmente para sua segurança e segurança da empresa em todos os sentidos?! Esta norma é feita para exigir a imparcialidade dos prestadores de serviço, evitando o conflito de interesse entre inspecionar/manutenir e fornecer peças.   […]

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NBR17020 você conhece ou já ouviu falar sobre (ABNT NBR ISOIEC 170202012)?

 

Você sabia que existe uma norma feita especialmente para sua segurança e segurança da empresa em todos os sentidos?! Esta norma é feita para exigir a imparcialidade dos prestadores de serviço, evitando o conflito de interesse entre inspecionar/manutenir e fornecer peças.

 

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  1. Escopo.

Esta Norma contém requisitos a competência de organismos que executam inspeção e para a imparcialidade e consistência de suas atividades de inspeção.

Ela se aplica a organismos de inspeção tipo A, B ou C, como definido nesta norma, e a qualquer estágio de inspeção.

NOTA: Os estágios de inspeção incluem fase de projeto, exame de tipo, inspeção inicial, inspeção em serviço ou acompanhamento.

4.1.2 O organismo de inspeção deve ser responsável pela imparcialidade de suas atividades de inspeção e não pode permitir que pressões comerciais, financeiras ou outras comprometam a imparcialidade.

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Sabe aquela situação em que você leva seu carro até o mecânico e ele indica trocar todas as peças possíveis e inimagináveis te fornecendo tudo pronto e instalado (tanto peças quanto mão de obra), mesmo sem necessidade? Pois bem, é isso!

Uma fabricante de equipamentos é feita justamente para construção dos mesmos, a partir do momento em que ela “inspeciona” teu equipamento, o interesse é só um… VENDER PEÇAS. Porém esta pratica não se reserva somente aos fabricantes; conforme citado no paragrafo acima os mecânicos também indicam e fornecem tudo pronto.

Infelizmente é o acontecimento mais comum praticado na indústria. Por experiência de causa, ouvimos das mais diversas corporações, que tem a ciência normativa de cuidar dos seus equipamentos de elevação e movimentação de cargas, relatos de que tem contrato de inspeção/manutenção, através de seus responsáveis técnicos ou gestores, a constante insatisfação que por tudo e a toda hora a contratada condena seus equipamentos (Pontes/Talhas/Pórticos) exigindo a troca de peças para deixa-los aptos quando na realidade o problema tem solução pontual e com segurança.

Não preso somente a isso os relatórios de inspeção/manutenção os quais apontam as corretivas a serem feitas, carregam informações vagas, um exemplo comum que vemos bastante: “Trocar cabo de aço”… Ai entram as seguintes perguntas: É AA ou AF? Qual a bitola? Torção direita ou esquerda? Qual material do cabo, aço galvanizado, aço inox ou aço polido? Quantos metros de cabo? Reparem quantas informações necessárias somente para este um item!

E sabem onde essas informações se encontram? Muito bem guardados com a contratada! Pois caso o cliente queira buscar mais opções no mercado escutarão de todas as outras empresas a mesma observação “com essas informações não consigo orçar, precisamos inspecionar seu equipamento”, diante deste cenário o cliente se vê obrigado a executar a corretiva e a aquisição de peças com o terceiro que foi pago para inspecionar, porque não faz sentido pagar duas vezes pelo mesmo serviço de inspeção.

Outra pratica comum é o famoso “valor simbólico para cobrir despesas”, muitas empresas especializadas usam desta “estratégia”, orçam um valor realmente muito abaixo do mercado, porém isso gera um pedido de compras e uma liberação de verba de um centro de custos internamente do cliente, o que os departamentos de gerencia entendem com isso? Que já esta sendo contratado um serviço para esta preventiva, portanto o próximo passo é a corretiva…

Conseguem enxergar onde isso vai parar? O valor simbólico vai ser cobrado sim, com muitos juros e correção! E sabe onde? Na corretiva com o fornecimento de peças! O relatório desta empresa é superficial e todas as informações vagas, impossibilitando qualquer outra terceira de orçar, ou até mesmo do cliente adquirir com segurança os materiais no mercado (evitando bitributação) para contratar a mão de obra posteriormente otimizando custos… Já escutamos em diversos clientes parceiros, também, que algumas empresas especializadas ainda dizem que se não comprarem as peças com elas, não garantem o funcionamento e qualidade no serviço; novamente você está AMARRADO.

Por isso esta norma te resguarda e obriga ao prestador de serviço especializado, a RESOLVER seu problema e não a criar mais um.

 

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3.8 Imparcialidade

Presença de objetividade

NOTA1 Objetividade significa que conflitos de interesse não existem ou estão resolvidos de forma a não influenciar adversamente as atividades subsequentes do organismo de inspeção.

NOTA2 Outros termos que são úteis para transmitir o elemento de imparcialidade são: independência, ausência de conflito de interesses, ausência de inclinação tendenciosa, ausência de preconceito, neutralidade, justiça, mente aberta, desprendimento e equilíbrio.

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Acredito que muitos já devam ter lido a respeito daquela pequena assistência técnica “Rei do Iphone”, que um cliente estava com um problema no aparelho, o técnico em questão viu que era algo muito simples e entendeu não ser um serviço técnico e que não teria o que cobrar: https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2016/07/rei-do-iphone-mostra-que-honestidade-e-bom-negocio.html.

Pois são esses os valores que a Rigging Brasil carrega, a honestidade, o valor ético, a idoneidade e a empatia.

Somos uma empresa exclusivamente prestadora de serviços. Dessa forma conseguimos nos dedicar as reais necessidades de cada cliente sem que outros interesses possam interferir. Quando iniciamos um trabalho de inspeção e adequação dos materiais nos baseamos apenas nas normas vigentes e no próprio know-how, sem ter nenhum vinculo com fabricantes e fornecedores, o que garante aos nossos clientes uma maior transparência de nossos serviços. Acesse nosso site e saiba mais www.riggingbrasil.com.br

 

4.1.4  Se um risco à imparcialidade for identificado, o organismo da inspeção deve ser capaz de demonstrar como ele elimina ou minimiza tal risco.

 

“Seja a mudança que você quer ver no mundo” (Mahatma Gandhi)