Treinamento On the Job

 

 

As atividades operacionais devem ser realizadas seguindo uma ordem de serviço, conforme preconizada na NR01 e a melhor forma de capacitar os colaboradores a realizarem a tarefa corretamente é através do treinamento no ambiente de trabalho, também chamado de on the job ou prático.

É através desse treinamento que os profissionais são orientados quanto aos riscos existentes associados as atividades,  os controles necessários, os recursos utilizados para realização da operação e todo passo a passo operacional que deve ser seguido conforme a organização deseja, evitando que os profissionais façam ações indesejadas ou inapropriadas, fugindo do padrão estabelecido pela organização.

A Rigging Brasil realiza treinamentos on the job para as atividades de movimentação de carga envolvendo equipamentos de guindar como talhas, pontes rolantes, guindastes, pórticos, empilhadeiras, dentre outros equipamentos para operações rotineiras.

Os treinamentos oferecidos pela Rigging Brasil podem ser baseados em instruções de trabalho, planos de carga ou planos de rigging. Esses documentos são excelentes ferramentas para instrução operacional.

De acordo com o Engenheiro de Segurança do Trabalho Gustavo Cassiolato, o treinamento on the job facilita muito a compreensão de como a atividade deve ser realizada e verifica em campo se há algum vício ou desvio operacional que possa colocar em risco a atividade, muito comum nas operações de movimentação de carga.

 

Padronização e capacitação a campo.

Com essa padronização e capacitação a campo, todos setores e turnos da empresa apresentam uma uniformidade de conhecimento, ou seja, o operador do turno da manhã vai executar a atividade idêntica do operador do turno posterior, mantendo um padrão operacional.

Assim, as organizações que possuem essa capacitação têm muito a ganhar no âmbito de segurança, sendo prevencionista, oferecendo aos profissionais um treinamento personalizado de cada operação.

 

 

Treinamento On the Job alt