Plano de Rigging / Plano de Carga

Plano de Rigging / Plano de Carga

O serviço de Plano de Rigging oferecido pela Rigging Brasil tem com objetivo planejar e simular uma operação de movimentação de carga específica através de um documento, visando a otimização dos recursos aplicados na operação (equipamentos, acessórios e outros).

O Plano de Rigging é um documento fundamental para garantir melhores soluções e aumentar a segurança e a eficiência nas operações de movimentação e içamento de cargas utilizando guindastes, gruas e demais equipamentos de guindar.

O Plano de Rigging desenvolvido pela Rigging Brasil é elaborado por profissionais altamente capacitados, onde são apresentados a memória de cálculo, os projetos de dispositivos, os desenhos demonstrativos de todas as fases de içamento, as posições mais críticas e as folgas previstas em relação às interferências. Planos de Rigging são obrigatórios para atividades envolvendo Guindastes e Gruas:

NR 18.14.24.17 Obrigatoriedade da elaboração de plano de carga para movimentações com guindastes de torre (gruas), guindastes móveis e até mesmo guinchos Por meio da Resolução nº 218, de 29 de junho 1973, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia define 18 atividades relacionadas às diferentes modalidades profissionais para os níveis de formação técnica, superior e de tecnólogo. O plano de rigging pode ser enquadrado como estudo, planejamento, especificação e desenho e, com isso, caberia ao engenheiro exercer a atividade nº 02 (estudo, planejamento, projeto e especificação), relacionado à sua formação, enquanto os técnicos e tecnólogos se enquadrariam na atividade nº 18. NR 12 – anexo XII: Profissional de movimentação de carga (Rigger) – responsável pelo planejamento e elaboração do plano de movimentação de cargas, capacitado conforme previsto no item (12.138).