Quais riscos operacionais devem ser avaliados na Operação de Ponte Rolante?

Na operação de uma ponte rolante diversos riscos podem ocasionar acidentes. Apresentamos abaixo os principais riscos que devem ser avaliados antes de cada operação, baseando-se na norma ABNT NBR ISO 12100 e ABNT NBR 14121:

 

  • Riscos Ergonômicos: Na conexão de lingas e acessórios na conexão do equipamento a carga, cuidados com o peso dos materiais e com a postura adotada para evitar dores musculares.

 

  • Acidentes devido a operação inadequada: Erros cometidos pelos operadores, como levantar cargas acima do CMT (Carga máxima de trabalho) do equipamento e acessórios, movimentos dinâmicos e bruscos, manobras incorretas ou falta de treinamento adequado, podem resultar em acidentes graves.

 

  • Colisões com estruturas: A ponte rolante pode colidir com estruturas, equipamentos ou objetos durante a operação, causando danos à carga, à ponte rolante e a outros equipamentos ou estruturas próximas.

 

  • Queda de cargas: Realizar uma amarração inadequada ou realizar incorretamente a inspeção dos materiais e utilizá-los com avarias podem resultar na queda da carga durante o movimento, colocando em risco os operadores, pessoas próximas e causando danos materiais.

 

  • Falhas mecânicas: Problemas nos componentes mecânicos da ponte rolante, como cabos de aço, ganchos, freios, sistemas de elevação e controle, podem levar a acidentes graves. A falta de manutenção adequada e o desgaste dos componentes são fatores a serem considerados.

 

  • Condições ambientais adversas: Ambientes com ventos fortes, chuva, elevadas temperaturas, produtos químicos ou alta umidade podem afetar a estabilidade e o desempenho da ponte rolante, aumentando o risco de acidentes.

 

  • Choque elétrico: Riscos elétricos estão presentes durante a operação da ponte rolante, como contato com fios elétricos expostos, falhas na isolação elétrica ou problemas nos sistemas elétricos da ponte rolante.

 

Os riscos podem ser combinados em determinadas operações e devem ser avaliados pelos profissionais, operadores e gestores.

É importante realizar avaliações de risco adequadas conforme preconizado na NR 01 e implementar medidas de segurança, fornecer treinamento adequado aos operadores, líderes e gestores, realizando manutenções periódicas nas pontes rolantes para minimizar esses riscos operacionais.