Sinalização Manual para operações de Movimentação de Carga.
O profissional responsável por sinalizar cargas em movimentações utilizando equipamentos deve estar devidamente treinado e com sintonia na operação a ser realizada.
O sinaleiro ou homem de campo é um profissional que deve ter experiência em movimentação de carga. Sua função depende muito de alguns conhecimentos específicos na área e seu trabalho correto está diretamente relacionado com a segurança da operação. O sinaleiro deve estar apto a:
- Efetuar amarração de carga conforme método adequado ao formato da carga (distribuição do centro de gravidade, ponto de ancoragem, estabilidade, etc) ou conforme orientado no plano de rigging;
- Avaliar ângulo aplicado na utilização de lingas quando não indicado em um plano de rigging;
- Ter conhecimento sobre a redução da capacidade utilizando canto vivo e pinos de pequeno diâmetro;
- Conhecer as velocidades de trabalho do equipamento – quando aplicável;
- Utilização de proteção com canto vivo;
- Planejar onde deve locar a carga a ser içada;
- Fazer inspeção de pré-uso dos acessórios e materiais utilizados;
- O que pode acontecer com a carga ao ser posicionada na posição desejada;
- Os efeitos que podem acontecer com o equipamento ao solicitar uma nova configuração (como abertura de lança de um guindaste, por exemplo);
- Estabelecer a utilização de corda guia ou bastão balizador;
- Ações que devem ser tomadas em caso de emergência;
- Armazenar adequadamente lingas e acessórios após o uso.
Através desse conhecimento, os responsáveis pela sinalização garantem uma movimentação segura e íntegra do equipamento.
A utilização dos sinais para movimentação de carga é uma forma de comunicação mundialmente conhecida. Atualmente utilizamos as normas ASME B 30.5 e NBR 11436-1988 para orientação dos códigos a serem adotados a campo. A padronização dos sinais evita um duplo entendimento.
A utilização de sinais pode ser rapidamente interpretada por um operador de equipamento, as vezes mais rápida do que uma sílaba emitida por um sinaleiro. Torna-se indispensável onde há fontes de ruídos e em locais onde não há possibilidade da utilização de rádio comunicador.
A utilização de rádio comunicador é extremamente importante em locais em que o sinalizador fique distante do operador e em operações que exijam a utilização de mais um equipamento, fazendo com que a sincronia da movimentação seja eficaz.
A utilização de rádio comunicador também é importante para orientar o operador do equipamento sobre a direção, velocidade e ponto de parada do equipamento.
Os responsáveis pela operação de equipamentos e pela sinalização devem estar devidamente treinados e possuírem uma reciclagem periódica para evitarem vícios e procedimentos incorretos.
Apresentamos abaixo os códigos mais utilizados em operações de movimentação de carga utilizando equipamentos como guindastes, pontes rolantes, pórticos, dentre outros. Os demais códigos estão presentes nas normas mencionadas acima.
Assim, o profissional sinaleiro é elemento fundamental para garantir a segurança nos canteiros de obra, operações com guindastes, pontes rolantes e demais equipamentos. Seu conhecimento é fundamental para avaliar as cargas a serem movimentadas, avaliando possíveis riscos e propondo ações para movimentar apenas cargas com segurança.